segunda-feira, julho 07, 2008

O avanço do vegetarianismo e um conselho às empresas

Desde a publicação deste blog várias pessoas têm participado da pesquisa e gostaria de partilhar a surpresa de ver que há vários jovens atualmente aderindo à dieta vegetariana e mesmo vegana.
De todas os questionários enviados a grande maioria é de menores de 30 anos que têm aderido a dieta vegetariana por razões éticas.
Percebi, no entanto, também que há pessoas mais velhas também aderindo a dieta vegetariana.
Vou apresentar a pesquisa no 2° Congresso Vegetariano Brasileiro que ocorre este ano em Minas Gerais.
Hoje ninguém pode mais negar o avanço do vegetarianismo, principalmente por questões éticas, ampliando-se por todos os lados.
Em função disto criei o Cadastro-Veg, que é semelhante ao questionário, mas na realidade serve para que todos possam participar amplamente , registrando-se e para que possamos acompanhar o avanço do vegetarianismo. Em poucos dias no Cadastro já contamos com quase 400 pessoas que variam dos veganos aos vegetarianos (há espaço para aqueles que estão em transição ou mesmo aqueles que são nossos aliados).
Dos dados que tenho apurado fica uma certeza. Se o consumo levasse em conta esta tendência, muitos seriam os vegetarianos e muitos os veganos radicais. Por isto despontam aqui e ali várias alternativas de consumo para quem não quer consumir nada de origem animal, na alimentação, vestuário ou em qualquer área do consumo humano.
Cheguei a escrever um texto que coincide com outros textos escritos por pessoas de áreas diferentes em locais diferentes do planeta que atestam a mesma coisa : no futuro o vegetarianismo será a tendência dominante. Eu vejo que estamos diante de um fenômeno social e é possível que ainda vivenciemos uma explosão verde , porque a revolução verde já está em curso (Vejam os links neste blog : "Seus Netos Serão Vegetarianos").
Uma dica :
Das empresas de alimentos, bebidas , medicamentos e vestuário um conselho para quem não quiser ficar para trás : adiantem-se ! Não se pode impedir a sociedade de mudar de paradigma cultural, ninguém pode. Tentem tirar proveito disto e façam produtos que não contenham nada, absolutamente nada de origem animal e que não impliquem nenhuma exploração animal, porque a cultura que está emergindo não perdoará os que ignorarem isto. E uma dica muito importante, ao adotarem esta nova ideologia vegana façam com que todos saibam disto. Escrevam nos rótulos, nas embalagens, tirem proveito disto antes que os concorrentes o façam. Criem bebidas ou alimentos que não contenham nada de origem animal e escrevam nos rótulos, criem produtos que possam substituir outros que conteriam produtos de origem animal. Já não basta mais ser vegetariano ( não conter algo que tenha significado a morte de algum animal como no caso das carnes, gelatina ou couro, por exemplo), é preciso ir além e ser vegano e não conter nada que tenha sido fruto da exploração animal ( como leite, ovos, lã e mesmo mel). As empresas que devido um condicionamento cultural resistirem a isto não conseguirão vingar neste novo tempo.
Há algumas que estão vendo nos "radicais verdes" não uma ameaça, mas uma fonte de lucros. Estes estão faturando muito bem. Vegetarianos e veganos querem consumir, mas são mais exigentes. Aqueles que perceberem isto , com certeza não se arrependerão.
Hoje há alimentos, cosméticos, produtos de limpeza que inteligentemente estão se adaptando e já estão colocando nas embalagens : não realizamos testes com animal ou não contêm produtos de origem animal .Seja original e adiante-se. Realmente o mundo está se tornando vegetariano !


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